Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Saunaterapia:



O Banho de Sauna desintoxica o organismo, livra o sangue e a pele das gorduras e toxinas.
Trás também a regressão da hipertensão arterial, elimina progressivamente o colesterol sanguíneo, levando a uma vida melhor, sem stress e ansiedade.
É indicada por médicos nos casos de alergia da pele, bronquite, rinites, gripes, sinusites, obesidade, reumatismo, esgotamento físico e mental.
Não há limite de idade para o Banho de Sauna, todos podem desfrutar deste beneficio que pode ser um hábito de higiene profunda.
A sauna, mais que um banho, é um hábito de higiene profunda que dá o equilíbrio entre o corpo e a mente. Em todo o mundo.


Como utilizar corretamente a sua sauna:


1) Comece com um bom banho de chuveiro, esfregue todo seu corpo de preferência com bucha natural.
2) Quando a temperatura interna do recinto estiver ideal (Vapor 45QC – Seca 60QC), entre no ambiente levando consigo uma toalha ou assento próprio para cobrir a bancada. É muito mais higiênico.
3) A temperatura o banho de vapor varia entre 40ºC e 45ºC e é mais recomendada para o verão, já na sauna seca, recomendada para o inverno, a variação ideal é de 50ºC a 60ºC.
4) Procure relaxar no interior da sauna, sinta a transpiração fluir e de vez em quando respire fundo, principalmente no vapor, é ótimo para as vias respiratórias.
5) Não existe um limite de tempo de permanência mínima ou máxima para a sauna, afinal cada indivíduo possui um organismo próprio, por isso o seu limite é você quem vai determinar. Quando o calor já estiver incomodando-o é hora de refrescar-se. Na sauna a vapor você pode, sem deixar o ambiente, derrubar um balde d'água fria sobre a cabeça. Na sauna seca, devido à madeira, não se deve inundar o ambiente, por isso tome uma ducha fora da sauna. Você pode também mergulhar numa piscina, rio ou lago, ou ainda, resfriar-se naturalmente relaxando fora do recinto, até mesmo ao relento.
6) Na sauna a vapor a aromatização do ambiente pode ser feita diretamente no vapor, para isto, basta o acoplamento de dosadores de essência ou a adição de folhas. Já na sauna seca, isto deve ser feito na hora de adicionar água nas pedras, misturando sua essência preferida nessa água ou colocando sobre as pedras os ramos de sua preferência. Os fornos de sauna seca devem ter um depósito de pedras (essas pedras são especiais, consulte seu revendedor), onde serão aquecidas e estabilizarão o calor. Adiciona-se água sobre as pedras, afim de manter a umidade relativa do ambiente, evitando-se assim o ressecamento da mucosa e das vias respiratórias.
7) Quando estiver na sauna, se quiser, fustigue suavemente todo o seu corpo com um ramalhete de folhas de pimenteira (não confundir com folhas de pimenta) ou bétula, embebido em água fria (use balde de madeira para molhar os ramos), é ótimo para ativar a circulação sangüínea.
8) É muito saudável e relaxante alternar várias vezes o banho frio com o banho de sauna, e você pode fazer quantas vezes quiser.
9) Os degraus da sauna vão dar à você a opção de escolha de temperatura. Quanto mais alto, mais quente.
10) Os respiros da sauna seca têm a finalidade de ventilar o forno, oxigenar e distribuir o calor no ambiente. O respiro inferior, próximo ao forno, deve permanecer sempre aberto. Já o respiro superior você pode fechar se preferir, porém, a cada 10 minutos ele deve ser aberto por alguns instantes para troca de oxigênio.
11) Depois de banhar-se na sauna você precisará de um bom refresco, água, chá gelado, suco de frutas, vinho branco ou até mesmo uma cerveja, mas nada em excesso. Se quiser comer algo, prefira saladas ou comidas leves.
12) Banhe-se usando sabonete natural e cubra-se com um tecido leve e também natural (algodão, linho, juta). Sente-se confortavelmente e relaxe tomando sua bebida, lendo ou ouvindo música.
Vista-se após sua temperatura corporal ter voltado ao normal. Não esqueça que seus órgãos internos também passaram pelo processo, e seu resfriamento é mais lento, daí a razão desse repouso.
13) Evite comer ou ingerir bebidas alcoólicas antes de seu banho de sauna.
14) Pessoas com problema cardíacos ou de pressão, devem consultar o seu médico para que ele oriente seus limites na sauna.
15) Mantenha a sauna sempre limpa e ventilada.
16) Use sua sauna não apenas como uma fonte de energia física, aprenda a usufruir o máximo dela. É um ótimo local para reuniões de negócios, com amigos e, claro, com a sua família. Pelo menos uma ou duas vezes por semana reuna-se com sua família na sauna, isso vai uni-los e reaproximá-los ainda mais, e de uma forma muito saudável.

Como Utilizar uma Sauna
A temperatura usual para sauna a vapor é de 40 a 50ºC, e o ideal fica entre 40 e 45º C. Para sauna seca a temperatura é de 60 a 80ºC, e o ideal de 60ºC.


Benefícios Proporcionados Pelo uso Habitual da Sauna:
Se como em todo o tratamento físico, se praticar seguindo as normas e com assiduidade:
- Eliminação de toxinas do corpo, através do suor;
- Aumento da temperatura interna, verificando-se os efeitos positivos da chamada "FEBRE CURATIVA";
- Purificação da pele;
- Estimulação da pressão sanguínea;
- Ação curativa sobre doenças reumáticas, artroses, etc;
-Eliminação de ácido lácteo e de ácido úrico;
- Prevenção de doenças e fortalecimento do corpo em geral;
- Distensão e descontração física e psíquica. Combate o stress;
- Sedativo apropriado para pessoas com insônias;
- Purificação das vias respiratórias (indicada para fumadores assíduos).

Sugestões:

- 
Sessões: O ideal é duas sessões por semana já que os efeitos do banho sauna permanecem por cerca de três dias. Não é indicado ultrapassar três sessões por semana;

- Alimentação
: Como se eliminam muitos sais do organismo devido ao suor intenso, é indicado ingerir comida com mais sal, depois de cada sessão;

- Bebidas:
Numa sessão de sauna perde-se de 0,5Kg a 2,5Kg de peso, por eliminação de gorduras e líquidos do corpo. É importante criar o hábito de ingerir sucos ou bebidas não alcoólicas, depois da sauna.

Contra-Indicações:
- Não realizar uma sessão de sauna durante a digestão, período de gestação ou menstruação;

- É contra-indicada para pessoas com deficiências cardíacas graves e problemas no sistema circulatório;

- Não é aconselhável para pessoas que sofram de hipotensão (tensão baixa);
- Não é aconselhável para pessoas que sofram de arteriosclerose;
- Não use a sauna se tiver qualquer doença contagiosa.

Normas de Uso da Sauna:

- É importante ter feito a digestão e de preferência entrar com os intestinos e bexiga vazios;
- Use sempre uma toalha entre a pele e a madeira da cabina;
- Retire do corpo todos os objetos metálicos;
- Na cabina deve entrar descalço. O uso de chinelos é obrigatório no vestiário/balneário;
- Não coloque nada sobre as pedras peridotitas do aquecedor, nem deite mais que duas colheres de água sobre elas, porque sendo a sauna um banho de calor seco não está preparada para produzir vapor em contínuo;
- Mantenha sempre o cesto com água e ao nível do solo;
- Mantenha a porta da cabina sempre fechada;


Forma Correta de Tomar Banho de Sauna:
- Comece por tomar um duche para abrir os poros, retirando do corpo quaisquer cremes ou maquiagem;
- De seguida, e antes de entrar na sauna, seque a pele para deixar os poros livres e poder suar melhor;
- Dentro da sauna, quanto mais alta for a sua posição mais alta será a temperatura. Se você deitar, a temperatura será mais uniforme em todo o corpo;
- Intercale uma toalha entre o corpo e a madeira dos bancos para evitar a sensação de queimadura e o escurecimento da madeira da sauna;
- Permaneça de 10 a 15 minutos, não esquecendo nunca que caso sinta qualquer má disposição ou sensação de agonia, deve sair imediatamente;
- Respire pela boca para não ressecar as fossas nasais. Se se sentir sufocado, deite duas colheres de água sobre as pedras peridotitas do aquecedor, conseguindo assim uma sensação especial sobre a pele, devido ao aumento da humidade, seguindo-se um aumento da temperatura.
- Saia da sauna e entre rapidamente num duche de água fria, começando por refrescar os pés e subindo gradualmente por todo o corpo até chegar à cabeça.
- Saia do duche, seque o corpo e entre de novo na sauna, se quiser intercale um breve descanso;
- Saia da sauna e tome novo duche frio;
- Seque o corpo e faça uma sessão de relax de 15 a 20 minutos, abrigando-se um pouco para evitar resfriados, porque o corpo ainda transpira;
- É muito importante este descanso para acostumar o organismo à situação inicial;
- Finalmente, tome um duche e vista-se.

ATENÇÃO:
O banho de sauna é uma terapia de relaxação e deve produzir bem-estar físico e mental. Assim, a sauna não deve ser tomada com pressa, nem se devem omitir os passos atrás mencionados, visto que os benefícios serão nulos ou mínimos.

Considerações Específicas:

- Se realizou algum exercício físico, não deve entrar na sauna sem ter descansado primeiro;
- Não ingerir bebidas alcoólicas durante a sessão;
- Se não sentir necessidade, não deve sair da sauna antes do tempo previsto, pois tal impedi-lo-á de receber os efeitos de modo correto;
- Se tiver sensação de agonia, deve interromper a sessão;
- Cada pessoa sentirá necessidade de sair da sauna em distintos intervalos de tempo. Além disso, a mesma pessoa, em momentos distintos, aguentará mais ou menos tempo, consoante o estado do seu sistema nervoso e metabólico. Por isso, não é indicado marcar-se um tempo determinado de exposição na sauna, nem generalizá-lo para diferentes pessoas ou momentos;
- A sauna não desidrata, unicamente reduz o nível de humidade corporal de forma temporária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário