Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O que é uma piscina infinita?

Piscinas Finitas. O que são? Esteticamente belas e muito apelativas, quer para o olhar, quer como elemento decorativo, uma piscina infinita é uma piscina que foi construída de forma a criar uma ilusão ótica que lhe confere a imagem de que é, de fato, infinita.

Piscina sem fim

Tendo ganho grande popularidade a partir da década de 90, principalmente em hóteis de luxo e resorts paradisíacos que instalaram as suas piscinas infinitas de forma a fundirem-se com o mar, este é um dos tipos de piscina mais criativos e luxuosos que existem. Com uma construção muito cuidada e específica, uma piscina infinita parece ter apenas três paredes, fundindo-se assim com o seu meio ambiente, o que lhe confere um comprimento sem limites ou pelo menos o efeito ótico de que assim é.

Beleza natural

A maior parte do efeito espetacular causado por uma piscina infinita está diretamente relacionada com a sua localização, ou seja, a vista e o meio ambiente. A “continuidade” da piscina pode ser uma variedade de coisas, desde o horizonte, ao mar ou ao rio. Este tipo de piscina funciona muito bem em locais mais elevados (caso do topo de um prédio ou numa falésia), o que confere à piscina infinita o efeito de estar suspensa   No caso de locais mais planos, será fundamental criar um cenário de fundo atrativo para a piscina infinita. Ao parecer fundir-se com o céu, o mar, as montanhas ou um jardim, uma piscina infinita apela a todos os sentidos e dá um novo significado ao ato de mergulhar e nadar… que se faz quase como para além do horizonte.

Construção cuidada

Embora a ilusão criada por uma piscina infinita possa fazer parecer que este tipo de piscina tem apenas três paredes, a verdade é que isso não é correto. A quarta parede, que parece não existir, está de fato erguida abaixo do nível de água, o que permite o escoamento da água num efeito tipo-cascata sobre essa borda. Do outro lado dessa parede “invisível” terá de existir um reservatório (igualmente invisível porque aqui a arquitetura e a estética são tudo) que acumula a água e a coloca de novo a circular dentro da piscina. Por norma, os filtros e sistemas de limpeza da piscina são colocados neste canal de escoamento, sendo o seu ruído camuflado pela própria cascata. Esteticamente, o design da piscina infinita também é um fator de extrema importância, uma vez que o seu tamanho, formato e disposição no terreno são todos elementos que contribuem para um resultado final excecional.. 

Quanto custa?

Se a construção e manutenção de uma piscina tradicional já tem custos elevados, então uma piscina infinita torna-se ainda mais cara. Desde a arquitetura paisagística e o design da própria piscina infinita, passando pelo seu projeto de engenharia e fase de execução, esta é uma piscina que apresenta um valor maior, no entanto, a originalidade e a beleza do resultado final pode valer a pena o investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário