Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Contruindo um Lago Koi

Um lago Koi é um elemento único de decoração que, atualmente, está presente em inúmeras propriedades públicas ou privadas e dá a conhecer a beleza exclusiva das paisagens naturais.

O que é um lago Koi

O Koi é um peixe de grandes dimensões, parecido com carpa e, nos últimos anos, tem vindo a tornar-se muito popular na decoração dos lagos dos lares residenciais e estabelecimentos comerciais. Trata-se de um tipo de peixe de água fria, bastante resistente e saudável que necessita de estar num local com um metro de profundidade de água para conseguir sobreviver, daí o lago ser o seu habitat natural. Os lagos e as piscinas têm as suas vantagens e desvantagens e são muito similares em muitos aspectos, no entanto, os lagos são mais fáceis de desenhar e de instalar. Um lago Koi é, sem dúvida, um investimento que  além de embelezar o espaço exterior o torna mais rico e natural.

Como fazer um lago Koi

A construção de um lago Koi é de fácil realização e pode ser concluída apenas num só dia, se reunir todos os materiais necessários. Conheça os passos básicos que deve seguir na construção do seu lago Koi.
São eles:
Estudar o local onde vai ficar o lago Koi: deve estudar minuciosamente o local onde vai ficar o lago Koi, de modo que quando chegar o momento da sua colocação não aconteça nenhum erro. Utilize uma mangueira de jardim para determinar o perímetro do lago, pois assim fica com a perceção do espaço que ele vai ocupar.
Deve ter em atenção que um lago Koi incorpora um material plástico flexível, portanto qualquer configuração horizontal ou vertical pode ser criada. Observe o seu projeto de todos os ângulos e escolha a melhor localização para o lago, tendo em conta a posição das janelas, pátios e outros locais com vistas privilegiadas.
Se pretender colocar lírios de água, certifique-se que a área onde vai fazer o seu lago fica cerca de 5 horas exposta ao sol, dado que esta é uma planta que necessita de muita luz. Se, por outro lado, construir o seu lago entre árvores, considere o trabalho que mais tarde terá em sua manutenção, ou seja,  retirar todas as folhas que venham cair. Assim que tiver a certeza da localização do lago, utilize uma tinta de spray para marcar o perímetro e remova a respetiva mangueira de jardim.
Desenhar a canalização: considere o local onde a bomba, as mangueiras, o abastecimento elétrico e o filtro biológico vão ficar localizados. Este é o momento em que determina se quer que o seu lago Koi tenha uma queda de água ou cascata de pedras. Tenha em atenção que o PVC flexível é mais fácil de ser utilizado ao longo das linhas irregulares de um lago.
Escavar a profundidade do lago: deve começar a escavar o local onde vai ficar o seu lago Koi e certificar-se que o buraco tem a profundidade necessária para que os peixes possam sobreviver. Tenha em atenção os aspectos seguintes:
  • Criar prateleiras para plantas e uma fossa profunda no meio para mais tarde introduzir cascalho e estimular o crescimento de bactérias;
  • Manter as margens do lago agudas para que a escavação não colapse quando forem acrescentadas pedras;
  • Utilizar a terra retirada para criar uma margem de plantação à volta do lago e dividi-la em vários níveis de forma a garantir uma aparência mais diversificada e natural;
  • Enterrar os canos debaixo das margens, antes que estas tenham plantas.
Instalar o liner: um liner é uma tela em PVC que reveste toda a extensão de um lago ou piscina, incluindo chão e paredes. Para determinar o tamanho de um liner, meça o comprimento e a largura do lago. Acrescente a cada medição, pelo menos o máximo da profundidade do lago, mais um metro. Esta medida é suficiente para a construção dos contornos e das margens de um lago. Coloque o liner na escavação e cubra-o com cascalho em cada margem ou contorno, de forma a impedir que ele se movimente. Alguns técnicos colocam uma camada de areia limpa como uma almofada protetora do liner, especialmente se o solo contém pedras afiadas ou raízes salientes.
Colocar as rochas: a colocação de rochas cria um ambiente mais natural, o que faz com que este seja um dos passos fundamentais na construção de um lago Koi. Uma das condições obrigatórias passa por utilizar rochas largas em determinados pontos-chave, de forma a manter o liner o mais seguro e estável possível. Por outro lado, também deve colocar rochas no perímetro do lago para que este não fique com um ar artificial.
No momento da instalação, deve cobrir todo o liner com pedras pequenas, cascalho ou rochas. Deixe um espaço por preencher para o skimmer e para a queda de água e acrescente luzes à medida que for colocando as rochas. Tenha o cuidado de colocar os cabos e os acessórios de fixação por detrás das rochas, de forma a não ficarem visíveis e a não comprometerem a beleza do seu lago. Certifique-se que o liner está completamente coberto, de forma a ter uma melhor apresentação e proteção contra os raios solares.
Lavar e preencher o lago: coloque uma bomba de depósito na parte mais baixa do lago e comece a lavar as rochas com uma mangueira. Durante a lavagem, quando verificar que já não sai qualquer tipo de sujidade das rochas, deve remover a bomba de depósito e encher o lago.
Construir a queda de água: Se a queda de água faz parte do projeto do seu lago, construa-a no topo de uma das laterais, uma vez que as rochas já se encontram instaladas.
Colocar as plantas: utilize plantas de água e plantas de terra e coloque-as dentro e nas margens do lago. Tenha em atenção que as plantas de água devem ser mantidas em potes na superfície do lago. À medida que as plantas vão crescendo, os potes ficam escondidos com a folhagem das plantas.
Enfeitar o liner: por norma, o comprimento de um liner é prolongado além do produto acabado, o que significa que o poderá enfeitar a vontade ou dobrá-lo por debaixo das laterais.
Acrescentar bactérias e peixes ao lago: geralmente, é melhor que as bactérias circulem na água do lago durante alguns dias antes dos peixes serem introduzidos na água. Este período inicial é muito importante, pois é quando verifica se existe ou não alguma fuga ou problemas no equipamento. Mais tarde, após os peixes serem colocados no lago, as suas fezes vão conduzir ao crescimento de algas e isso vai permitir que as bactérias estabilizem na água. Tenha em consideração que não devem ser colocados peixes com mais de 30 centímetros por cada 7,5 m² da superfície do lago para que não estressem ou corram riscos de vida.

Um comentário:

  1. MARAVILHA DE PROJETO, QUERO CONSTRUIR O MEU LAGO SIM E VOU SEGUIR ESTE GUIA, GRATO PELA PUBLICAÇÃO

    ResponderExcluir