Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

Como evitar a perda de água da piscina


Se damos uma correta manutenção na piscina estaremos contribuindo para salvar o planeta, pois estaremos poupando um dos bens mais essenciais para a vida do homem – a água. Por isso vamos dar pequenas dicas de como evitar a perda de água da piscina e desenvolvendo uma consciência ambiental para o bem-estar e conforto de todos.

Cobetura para piscina

Você sabia que pode perder em média de 189 litros de água por dia numa piscina descoberta com cerca de 46 m2 – o que daria mais de 68.000 litros por ano. Para que isso não aconteça, deve adquirir uma cobertura específica, de modo a retirar todos os benefícios da sua piscina. Reduzindo a evaporação de água de uma piscina você não irá precisar a tornar a encher e, assim estará poupando mais água e reduzindo os custos no total da sua fatura no final do mês.

Evitar as famosas “bombas de água”

É legal, principalmente para os mais novos, se atirar para uma piscina, geralmente de uma forma espalhafatosa, e fazer com que a água saia da mesma o que denominamos “bombas de água”.  Este tipo de mergulho ajuda e muito para o desperdício de água e faz com que esta fique ondulada, o que por si só aumenta a sua percentagem de evaporação.

Instalação de um tanque de separação de águas

Ao instalar um tanque de separação de águas estará a filtrar a água da piscina, isto é, a retirar todas as suas partículas e sujidades. Ao fazê-lo conseguirá purificar a água e esta poderá ser reutilizada na piscina. A aplicação prática deste método, também conhecido como retro lavagem, permite que a água fique mais limpa e cristalina e isso possibilita que a drenagem de uma piscina seja realizada num período de tempo mais espaçado.

Purificar a água

A purificação da água é feita através do método de retro lavagem e este deve ser feito sempre que considerar necessário, até que a água tenha um aspeto claro e cristalino. Deve ter em atenção que deve limpar regularmente o filtro que é utilizado no tanque de separação de águas, para que a sua ação seja o mais eficaz possível.

Reutilizar a água que é drenada da piscina

Quando for retirar a água da piscina devemos utilizá-la como forma de rega de plantações e jardins. Verifique que os resíduos de cloro não são muito elevados para as plantas, senão poderá sufocá-las. 

Verificar se existe fugas

Verifique se na sua piscina existe qualquer tipo de fuga que possa estar a conduzir a um desperdício de água. Pode perder muita água antes de descobrir se existe um problema e, como tal, deve manter uma vigilância constante sobre o equipamento e nível de água da sua piscina.

Desimpedir os bueiros e os rodapés

Os bueiros e os rodapés de uma piscina devem estar sempre limpos. Os mergulhos e a presença de banhistas na água fazem com que ela transborde. Dessa forma, para reaproveitar e reutilizar toda a água que sai da piscina é fundamental que os bueiros e os rodapés estejam desimpedidos e sem qualquer tipo de obstáculo a obstruir o fluxo de água.

Manter desligado fontes e quedas de água

Opte por desligar fontes e quedas de água da sua piscina quando esta não estive utilizando. Quando a água se encontra em movimento, o seu desperdício é maior, uma vez que a evaporação ocorre de uma forma muito mais rápida.

Não utilizar a mangueira na manutenção e limpeza da piscina

Na manutenção da sua piscina, deve ter em consideração que não deve utilizar a mangueira para a limpar, pois assim estará desperdiçando água. Em vez disso, opte por utilizar uma vassoura, pois os resultados serão exatamente iguais.

Direcionamento da água das chuvas

Ao direcionar a água das chuvas para a sua piscina, estará reabastecendo ela e, por conta disso, não necessita encher de novo.

Adicionar sombra à piscina exterior

No tempo mais quente, deve adicionar sombras à sua piscina exterior. Ao fazê-lo estará a rentabilizar o seu espaço e a impedir que a água se evapore devido à ação dos raios solares. Procure instalar coberturas ou ombrelones em volta da piscina e descanse com mais tranquilidade junto à água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário