Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

BANHEIRA INFLÁVEL COM HIDROMASSAGEM


Vamos conhecer hoje como funciona a banheira inflável de hidromassagem que está se tornando um sucesso de vendas o Brasil. Quem nunca sonhou em ter uma banheira de hidromassagem em casa e isto agora é possível sem a necessidade de fazer obras, quebrar banheiro ou fazer qualquer mudança na sua casa. Basta ter algum espaço para montar a banheira inflável de hidromassagem.
Quando for receber amigos em casa para um churrasco, nada melhor do que colocar a banheira inflável para funcionar, principalmente no verão e nos dias quentes. Muita gente está usando este tipo hidromassagem para acabar com o estresse do dia a dia. Já imaginou chegar do trabalho e ficar algumas horas dentro da sua banheira de hidromassagem inflável enquanto assiste a tv ?
Existe uma banheira Inflável de Hidromassagem 900 Litros da empresa Bestway que é uam boa opção. Além de ter hidromassagem ela ainda vem com o filtro e controle digital de temperatura até 40 graus. Dessa forma você pode usar a sua hidromassagem até nos dias frios porque ela possui um aquecimento de água. Muitos médicos recomendam banhos mornos para quem tem alguns tipos de doença e esta banheira de hidromassagem inflável é perfeita para esta finalidade.
Ela é toda feita de PVC e tem design anatômico. Ela pode ser usada em ambientes externos e internos e para controlar a temperatura possui um termômetro embutido. A caixa costuma vir com um DVD que ensina tudo sobre a hidromassagem inflável.
Este modelo específico de 900 litros tem capacidade para 4 pessoas ou o total de 250kg. Quando instalada ela mede 206 x 71 x 206 cm e tem 03 meses de garantia legal.

Como Funciona um Aquecedor Solar

Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (boiler).
As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.
O reservatório térmico, também conhecido por boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.
Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação. Esses sistemas são chamados da circulação natural ou termossifão.
A circulação da água também pode ser feita através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeado, e são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.



O Coletor Solar

Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor placa solar, eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda na absorção máxima da radiação solar. O calor passa então das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são de cobre. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar .

Os coletores placa solar são fabricados com matéria-prima nobre, como o cobre e o alumínio. Recebem um cuidadoso isolamento térmico e ainda vedação com borracha de silicone. Eles, têm cobertura de vidro liso e são instalados sobre telhados ou lajes, sempre o mais próximo possível do reservatório térmico.
O número de coletores Placa Solar a ser usado numa instalação depende do tamanho do reservatório térmico, mas pode também variar de acordo com o nível de insolação de uma região ou até mesmo de acordo com as condições de instalação.

O Reservatório Térmico

O reservatório térmico é como uma caixa d’água especial que cuida de manter quente a água armazenada no aquecedor solar . Esses cilindros são feitos de cobre, inox, ou polipropileno e depois recebem um isolante térmico. A maioria dos modelos de reservatório térmico da placa solar vem com sistema de aquecimento auxiliar elétrico, mas podem ser fabricados com sistema auxiliar a gás ou até mesmo sem esse recurso.

Os modelos placa solar de reservatórios térmicos variam de 100 a 20 mil litros. O tamanho do reservatório térmico, ou seja, o volume de água que ele é capaz de armazenar, é calculado pelos técnicos da placa solar depois que o usuário responde a uma série de questões. No dimensionamento do aquecedor solar é preciso saber quantas pessoas vão usar o sistema diariamente, a duração média e a quantidade de banhos diários, quantos serão os pontos de uso de água quente, ou a dimensão da piscina, e assim por diante.
Fonte: www.soletrol.com.br

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Prós e contra das piscinas pr[e-fabricadas

Prós e contras

Como qualquer outro modelo, também uma piscina pré-fabricada apresenta prós e contras:
  • Poder escolher o tipo de piscina, ou seja, formato, tamanho e acabamento desejado, de acordo com o seu jardim e/ou orçamento.
  • O catálogo das piscinas pré-fabricadas pode variar de fornecedor para fornecedor, mas pode ser considerado, por algumas pessoas, como sendo limitativo.
  • No que toca a uma piscina pré-fabricada, alguns acabamentos são melhores e mais duradouros do que outros.
  • Se for uma piscina pré-fabricada de superfície a sua instalação é rápida e fácil – algumas até podem ser instaladas pelo proprietário.
  • Se for uma piscina pré-fabricada enterrada, requer apenas o trabalho de escavação e terraplanagem para ser instalada. O processo é igualmente rápido.
  • O seu acabamento é suave e liso, que facilita a limpeza da piscina.
  • A maior parte das piscinas pré-fabricadas não apresentam emendas ou juntas, o que reduz o risco de fugas de água e do aparecimento de algas.
  • As piscinas pré-fabricadas podem durar até 10 anos, altura a partir da qual pode ser necessário efetuar obras de melhoramento.
  • Os problemas mais frequentes que uma piscina pré-fabricada apresenta são: descoloração da estrutura da piscina (fruto do tempo, uso e produtos químicos de manutenção); aparecimento de bolhas na estrutura da piscina pré-fabricada (fruto do excesso de cloro na água ou defeitos na moldagem da estrutura da piscina); material rasgado (principalmente se for uma piscina pré-fabricada de lona ou vinil).
  • Uma piscina pré-fabricada de superfície tem a vantagem de poder ser transportada no caso de mudar de casa, por exemplo.
  • Em traços gerais, optar por uma piscina pré-fabricada para o seu jardim é fazer uma boa escolha em termos econômicos – as piscinas pré-fabricadas são mais baratas do que as piscinas, alumínio, aço, forradas com gesso, mosaicos ou azulejos, por exemplo. 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Como evitar a perda de água da piscina


Se damos uma correta manutenção na piscina estaremos contribuindo para salvar o planeta, pois estaremos poupando um dos bens mais essenciais para a vida do homem – a água. Por isso vamos dar pequenas dicas de como evitar a perda de água da piscina e desenvolvendo uma consciência ambiental para o bem-estar e conforto de todos.

Cobetura para piscina

Você sabia que pode perder em média de 189 litros de água por dia numa piscina descoberta com cerca de 46 m2 – o que daria mais de 68.000 litros por ano. Para que isso não aconteça, deve adquirir uma cobertura específica, de modo a retirar todos os benefícios da sua piscina. Reduzindo a evaporação de água de uma piscina você não irá precisar a tornar a encher e, assim estará poupando mais água e reduzindo os custos no total da sua fatura no final do mês.

Evitar as famosas “bombas de água”

É legal, principalmente para os mais novos, se atirar para uma piscina, geralmente de uma forma espalhafatosa, e fazer com que a água saia da mesma o que denominamos “bombas de água”.  Este tipo de mergulho ajuda e muito para o desperdício de água e faz com que esta fique ondulada, o que por si só aumenta a sua percentagem de evaporação.

Instalação de um tanque de separação de águas

Ao instalar um tanque de separação de águas estará a filtrar a água da piscina, isto é, a retirar todas as suas partículas e sujidades. Ao fazê-lo conseguirá purificar a água e esta poderá ser reutilizada na piscina. A aplicação prática deste método, também conhecido como retro lavagem, permite que a água fique mais limpa e cristalina e isso possibilita que a drenagem de uma piscina seja realizada num período de tempo mais espaçado.

Purificar a água

A purificação da água é feita através do método de retro lavagem e este deve ser feito sempre que considerar necessário, até que a água tenha um aspeto claro e cristalino. Deve ter em atenção que deve limpar regularmente o filtro que é utilizado no tanque de separação de águas, para que a sua ação seja o mais eficaz possível.

Reutilizar a água que é drenada da piscina

Quando for retirar a água da piscina devemos utilizá-la como forma de rega de plantações e jardins. Verifique que os resíduos de cloro não são muito elevados para as plantas, senão poderá sufocá-las. 

Verificar se existe fugas

Verifique se na sua piscina existe qualquer tipo de fuga que possa estar a conduzir a um desperdício de água. Pode perder muita água antes de descobrir se existe um problema e, como tal, deve manter uma vigilância constante sobre o equipamento e nível de água da sua piscina.

Desimpedir os bueiros e os rodapés

Os bueiros e os rodapés de uma piscina devem estar sempre limpos. Os mergulhos e a presença de banhistas na água fazem com que ela transborde. Dessa forma, para reaproveitar e reutilizar toda a água que sai da piscina é fundamental que os bueiros e os rodapés estejam desimpedidos e sem qualquer tipo de obstáculo a obstruir o fluxo de água.

Manter desligado fontes e quedas de água

Opte por desligar fontes e quedas de água da sua piscina quando esta não estive utilizando. Quando a água se encontra em movimento, o seu desperdício é maior, uma vez que a evaporação ocorre de uma forma muito mais rápida.

Não utilizar a mangueira na manutenção e limpeza da piscina

Na manutenção da sua piscina, deve ter em consideração que não deve utilizar a mangueira para a limpar, pois assim estará desperdiçando água. Em vez disso, opte por utilizar uma vassoura, pois os resultados serão exatamente iguais.

Direcionamento da água das chuvas

Ao direcionar a água das chuvas para a sua piscina, estará reabastecendo ela e, por conta disso, não necessita encher de novo.

Adicionar sombra à piscina exterior

No tempo mais quente, deve adicionar sombras à sua piscina exterior. Ao fazê-lo estará a rentabilizar o seu espaço e a impedir que a água se evapore devido à ação dos raios solares. Procure instalar coberturas ou ombrelones em volta da piscina e descanse com mais tranquilidade junto à água.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A maior piscina do mundo


San Alfonso Del Mar, situado em Algarrobo, Chile. 
Reconhecido pelo Guinness Book coma a maior piscina ao ar livre do mundo.
De águas salgadas, tem 1 Km de extensão; 80 mil m² e capacidade de 250 mil m³ de água com controle de temperatura, 26 gráus célcius em média.
Em determinados pontos, a piscina chega a tem uma  profundidade de 35 m. Custo do empreendimento: Cr$ 1,5 bilhoes de dólares.
O complexo é grandioso e completo. Possui apartamentos, cinemas, bares, aquário subterrâneo com 400 tipos peixes, restaurantes, spa, boates, shopping, lagoa para a prática de esportes náuticos; canoagem, mergulho,vela e outras cositas mais.  
Um verdadeiro paraíso à beira mar, que proporciona aos visitantes momentos de prazer e alegria. Veja as imagens espetaculares, não dá para sonhar?






Construção passo-a-passo da sauna a vapor

Para saunas residenciais pode-se optar por medidas convencionais, tais como:
1,50 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 4 pessoas
2,00 m x 2,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 6 pessoas
2,00 m x 3,00 m x 2,20 m – Espaço ideal para 9 pessoas
Para saunas comerciais (clubes, academias, condomínios):
3,00 m x 3,00 m x 2,20 m - Espaço ideal para 12 pessoas
3,00 m x 4,00m x 2,20 m – Espaço ideal para 18 pessoas
Você pode aproveitar algum espaço disponível na sua residência (um banheiro, uma dispensa ou algum cômodo sem utilização) para fazer a sua sauna. Contrate um bom profissional e siga as orientações do fabricante.

Ambiente de sauna a vapor
Construa o cômodo em alvenaria, siguindo as orientações:

1 - Teto com inclinação:
Teto com altura de 2,20 m e inclinação de 10% no prolongamento, oposta aos bancos.
Essa inclinação é fundamental, pois quando o vapor condensar surgirão gotículas de água no teto. Com a inclinação essas gotículas vão escorrer para a extremidade mais baixa do teto e não cairão sobre os usuários, ou seja, acima dos bancos só haverá vapor.
Se o cômodo já foi construído e não tem inclinação no teto, faça o rebaixamento com forro de PVC.

2 - Bancos
Faça 2 bancos em alvenaria, um inferior e um superior (para menor ou maior temperatura), nas medidas de 50 cm x 40 cm.

3 - Suspiro e respiro
Faça um orifício de 4" (suspiro) próximo ao teto (“pé direito”), e um orifício de 4" (respiro) próximo ao chão (“pé esquerdo”), para controle de oxigênio e temperatura dentro do ambiente. Para acabamento destes orifícios, use grelha giratória de controle.

4 - Entrada para cano de vapor (dentro do ambiente)
Prever nicho na parede para adaptar o cano de vapor, com as medidas de 40 cm (alt.) x 12 cm (larg.) x 10 cm (prof.).
A entrada de vapor para dentro do ambiente deve ser em um local neutro, próxima da parede frontal aos bancos numa distância de 30 cm do chão.
Obs.: Atente para a distância da tubulação de vapor, não faça sifonagem.

5 - Rede elétrica
Faça uma passagem de conduite para iluminação e outro ponto para fechamento do circuito entre o quadro de comando com termostato e o aparelho (quando for instalado dentro do ambiente).
Para iluminação do recinto utilize luminárias blindadas e instale o interruptor fora do ambiente.
luminária

6 - Ralo
Faça um ralo no interior do ambiente para escoar a água quando for efetuada a limpeza do recinto. No caso de equipamento instalado dentro do ambiente (Plus com Dreno Automático - Gerador de Vapor Elétrico), após o fechamento da torneira de abastecimento toda a água do gabinete da sauna se esgotará, e o ralo deverá estar perto do equipamento para que esta água tenha vazão.

7 - Porta
A porta deve ser impermeável, possuir visor transparente e sempre abrir para fora do ambiente.
luminária

Revestimento térmico
Na sauna a vapor é importante que se faça o revestimento térmico com vermiculita. Após a colocação da laje, reboque todas as paredes e teto com uma massa de cimento e vermiculita, na seguinte proporção: 4 kg de vermiculita, 1 kg de cimento, (um pouco de) cal, adicione água até dar liga e faça um reboco de 2,5 cm a 3 cm de espessura e deixe secar por completo. depois faça o acabamento escolhido.
Proporção para 1 m2 de parede.


Acabamento: teto, paredes e piso da sauna a vapor
O teto deve ser sempre liso, para que não ocorra a presença indesejável de gotículas de água em cima dos bancos. Pode ser utilizada tinta (Bacterkill).
As paredes da sauna a vapor podem ser revestidas com azulejos, mármore ou tinta látex (apropriada para locais que vão receber umidade).
No piso use materiais antiderrapantes: ardósia, pedra mineira, cerâmica texturizada, etc.

Atenção
Para ambientes de sauna fora do padrão, como:
- Sem isolamento térmico (reboco com vermiculita)
- Parede ou janela de vidro
- Piscinas acopladas ao ambiente da sauna
Adquirir equipamento de maior potência.

Ambiente de sauna seca
Contrate uma empresa especialista em construção de ambiente de sauna seca
Revestimento térmico
Após rebocar paredes e teto com reboco comum, faça o revestimento térmico com lã de vidro ou isopor, fixados com sarrafos.
Revestimento das paredes (após revestimento térmico)
Para o revestimento das paredes, use madeira seca, como cedro ou mogno. É importante utilizar madeira maciça, de fácil respiração.
Jamais envernize ou aplique qualquer produto para a proteção da madeira.
Para a limpeza do ambiente, use pano úmido em água.

Respiro e suspiro
No ambiente de sauna seca é fundamental a construção de respiro e suspiro para oxigenar e dissipar o calor. Veja na imagem abaixo (A próximo ao teto e B próximo ao chão e ao equipamento).


Piso
Na sauna seca, o piso pode ser cimentado ou cerâmica (antiderrapante), se preferir pode cobrí-lo com um estrado de madeira.
Instruções para instalação do equipamento
Não deve haver madeira no espaço onde será instalado o equipamento, pois isso pode causar um incêndio. Use placas refratárias nas paredes em volta do equipamento e no piso. Se o aparelho possuir chaminé, o refratário das paredes deve acompanhar toda sua extensão. A chaminé deve sair de preferência pela parede, formando um ângulo de 45º.
Para sauna seca elétrica, utilize cerca de proteção ao redor do equipamento, a uma distância mínima de 10 cm.
Para sauna seca a lenha ou gás, construa uma parede com tijolos refratários (vazados) ao redor e na mesma altura do equipamento, a 10 cm de distância.

Iluminação
A iluminação do ambiente deve ser sempre indireta e com lâmpada de até 40 watts no máximo. Utilize arandela de madeira e instale o interruptor fora do ambiente.
arandela

Porta
Porta de madeira com isolamento térmico; deverá abrir sempre para fora do recinto e possuir visor transparente.